22 de fevereiro de 2012

Mundos Invisíveis


Pra mim o invisível é uma questão de Fé (aquela que vivenciamos dentro de nós), para os que tem fé esse é o nosso mundo interior, repleto de mundos,imagens, sons, com personagens e histórias que se entrelaçam em uma grande rede, é a grande ópera ou espetáculo de nossas vidas um mundo representado por criaturas feitas de todo tipo de tecido, cor, cheiro, gosto , é nosso pano de fundo de nós mesmos.
Somos ao mesmo tempo a platéia e os atores encenando seu espetáculo, com exóticas personas que mostram nossos mínimos detalhes... é um invisível possível de ser visto e encarado para buscarmos nossa "perfeição".
Jung foi um estudioso desse grande teatro, por ele e através dele foi possível adentrarmos nesse mundo invisível e termos o prazer de nos apresentarmos, de erguer as cortinas e adentrarmos nos bastidores mais profundos de nossa alma.
É sempre hora de assistirmos e participarmos desse Show, basta a atenção e amarmos nossa infinita maneira de ser eternos.
LúKhayyám

19 de fevereiro de 2012

A vida não é Só !!!


A vida não é só livre arbítrio. Livre arbítrio é Decisão, é Escolha , a vida é também Destino, porque Destino não é determinismo é Direção... deixando claro que a nossa enorme Ilusão : é querer ter o controle total sobre a própria vida, e ainda é pior quando temos a mesma atitude sobre a vida de outros.

Agora é razoável dizer que o que quer que façamos, os fatos ocorrerão como têm de acontecer. Não por uma questão de “destino”, ou "escolha", mas porque a vida e a Natureza têm suas próprias leis e elas não se dobram às nossas vontades. E não falta arrogância na maioria dos seres humanos em relação a isso.


O ser humano é um ser de hábitos, manias , privilegia o comodismo... quando se pensa em livre-arbítrio, a nossa tendência é focar muito mais na liberdade do que na escolha, sinto em dizer, mas a liberdade não é infinita, as possibilidades humanas tem de ter um certo limite, limites são necessários e extremamente saudáveis quando praticados com consciência e responsabilidade sobre si mesmo e com os outros.


O nosso livre-arbítrio é, na verdade, uma responsabilidade diante das circunstâncias, muito mais do que possibilidades infinitas de ação.

Todos nascemos sobre circunstâncias de lugar, tempo, isso é fato, e as circunstâncias são a nossa realidade, as coisas simplesmente são o que são.

A vida de cada um de nós tem uma missão, um caminho mais fácil se assim aceitarmos com maturidade. Uma idéia é entender através do rio, ele tem um destino, ou seja, uma direção. O rio não precisa se esforçar para chegar ao mar, ele não tem dificuldade em ir pelos declives e pelos caminhos abertos. Cada um de nós também tem uma direção, uma missão, um serviço a cumprir, e não precisamos fazer enorme esforço em nosso caminhar para realizarmos nossa missão de vida, porque ir pelo caminho mais fácil é estar em harmonia com o que gostamos de fazer, ter alegria com o que nos realiza, não importando se teremos o reconhecimento de familiares, amigos, sociedade, mas se dentro de nós sentirmos que o que realizamos é nossa verdadeira vocação.


Nossa mente, nossa consciencia não é capaz de enxergar muito longe e ao mesmo tempo de perceber todos os detalhes acontecendo em nossa vida, isso são os limites da nossa circunstância onde estamos, onde vivemos, de nosso planeta, de nossa realidade social, cultural... é preciso se afastar da experiencia do momento, subir para um lugar alto e de lá observar o todo a nossa volta.


Carl G. Jung, o pai da Psicologia Analítica descreve como nosso inconsciente tem capacidade de “enxergar” muito mais do que a nossa consciência, como se estivesse sobrevoando todas as coisas que nos circundam.

O inconsciente sabe como é o nosso terreno, sabe quais são as coisas que existem à nossa volta, mesmo que não sejamos capazes de ver conscientemente. Ele sabe qual é o nosso caminho mais fácil, qual é a nossa direção, a nossa missão de vida.

Jung defendia a idéia da perspectiva teleológica do nosso inconsciente. Em realidade nossa psique está direcionada para um determinado fim, que é a realização da nossa missão de vida. O inconsciente tem uma perspectiva muito diferente de nossa consciencia que é uma centena de vezes mais ampla que nossas circunstâncias, e ele sabe quais são as pessoas, os livros, o momento e as situações que devemos entrar em contato para realizarmos nosso trabalho de realização pessoal... Jung chamou este Processo de Individuação. Dentro de uma visão teleológica, não deveríamos nos perguntar “por que” determinado fato nos acontece, mas sim “para que” acontece.


Dessas colocações finalizo com uma frase de Vinícius de Moraes : “ A vida sempre tem razão”.... assim é muito importante sermos capazes de acolher o inesperado e o imponderável com confiança e serenidade. A vida é um grande mistério e sempre íra em direção do melhor caminho ...

Você Gostando ou Nào !
LúKhayyám

É uma Saudade que bate !


Os momentos mais bonitos na minha lembrança não vão se apagar.
Alguém sentado a beira do  caminho jamais entenderá  o que  é que eu sinto agora.
Sou levada pelo movimento que a tua falta faz.
 

17 de fevereiro de 2012

Esquerdo e Direito

 O texto para o lado Esquerdo do cérebro :

"Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o que é familiar. Eu categorizo Eu sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Eu sou prático. Sempre no controle. Um mestre das palavras e da linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou ordem. Sou lógico. Eu sei exatamente quem eu sou. "

E para o lado Direito do cérebro:

"Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão.Saudade. Sensualidade. Eu sou o som de gargalhadas. Eu sou o gosto. A sensação de areia embaixo de pés descalços. Eu sou movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu sinto. Eu sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser. "

4 de fevereiro de 2012

Mania de possuir

Essa mania de possuir
Mata em nome do amor
Fere o espaço mágico da criação
O sentimento à flor da pele

Essa vontade
De engolir o mundo
Ter tudo nas mãos
Logo pode trazer outra desilusão
Coração que não descansa.

Eu preciso de você do jeito que é
Sem te aprisionar
Eu quero inteira
Quando a gente gosta mesmo
Não quer mudar a pessoa

Quantos vivem de mentiras
Dando a impressão
Que a sua certeza é a verdadeira
Quando a gente enxerga as coisas
Não tapa o sol
Então, me entenda
Esse é o meu jeito.

1986 - Guilherme Arantes

Eu flutuo em direção aos céus


Sua dança me tomou hoje
e subitamente comecei a girar.
Todos os reinos giraram ao meu redor
em uma celebração infinita.
Minha alma perdeu seu controle
Meu corpo derrama sua fadiga
Ouvindo suas mãos batendo
e o som de seu tambor ressoando
Eu flutuo em direção aos céus!

Uma centena de ondas quebra
sobre as águas do coração
Levadas pelo vento do Samá
Qualquer coração que se junta
às águas de todos os corações
irá ser destroçado neste vento
e gritará Samá!
O sufi está dançando
como os raios de sol quando brilham.
Dança do crepúsculo até a madrugada,
Eles dizem, "Isto é trabalho do demônio".
Certamente então, o Demônio
com quem dançamos é doce e alegre
e ele mesmo é um girador em êxtase!

O mundo dança em volta do sol.
A luz da manhã surge
Girando com delícia.
Como pode alguém
Tocado por seu amor
Não dançar como um salgueiro?

O Amado, como o sol, irá brilhar.
O amante, como os átomos, irá girar.
Como a brisa da primavera
O amor balança a terra gentilmente -
Cada ramo, que não está morto, irá dançar.
Jalalludim Rumi